quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pense magro - Capitulo I

Para não entrar em paranóia, optei por não levar a dieta à risca nesta fase. Faço-a na medida do possível, mas vou aos almoços e jantares natalícios onde como sem culpas. Segundo a nutricionista os dias 24, 25, 30 e 31 estão liberados. Ou seja, nestes dias posso comer de tudo, desde que durante a semana volte à dieta…vou tentando…

Já tinha decidido começar a aplicar as tarefas do livro “Pense Magro” em Janeiro, no entanto comecei ontem a lê-lo. Em muitas leituras do livro revejo-me completamente, podendo até dizer que o livro fala de mim, mas infelizmente é uma realidade que abrange muitas outras pessoas.

Vou partilhando algumas partes da leitura que acho que também vos poderá ajudar. A saber:

As pessoas que lutam para emagrecer tem uma programação mental que sabota seus esforços. Frequentemente tem pensamentos como:

... “Sei que não deveria comer isto, mas não me importo”.

... “Se eu comer isto só desta vez não vai ter problema”.

... “Tive um dia tão difícil. Mereço comer o que eu quiser”.

... “Não consigo resistir a esta comida”.

... “Estou chateado. Tenho que comer... Já que comi o que não devia, vou continuar comendo até o fim do dia”.

... “É muito difícil. Não quero continuar fazendo dieta”.

... “Nunca vou emagrecer”.

Se qualquer um desses pensamentos lhe parece familiar, você é um candidato perfeito para ler este livro. Este programa ensina você a enfrentar pensamentos sabotadores de forma convincente. Quando escutar uma pequena voz em sua cabeça falando "Ah, coma só isso... Não tem importância", você será capaz de dizer para si mesmo "Tem importância sim... Eu quero ser magro... Todas as vezes que comer algo não planejado, aumentarei a probabilidade de fazer isso novamente... Sempre terá importância. . . Estou apenas tentando me enganar... Se comer isto, sentirei prazer por alguns segundos, mas depois irei me sentir mal... Eu posso resistir. . . Para mim é muito mais importante emagrecer do que ter alguns segundos de prazer”.

Por exemplo, para emagrecer e não voltar a engordar é importante:

- Escolher uma dieta nutritiva.

- Arrumar tempo e energia para fazer dieta.

- Planejar “o quê” e “quando” comer.

- Procurar apoio.

- Lidar com a decepção.

- Ver o ato de comer exageradamente como um problema temporário que você pode resolver.

- Saber lidar com a fome e o desejo incontrolável de comer.

- Eliminar o ato de comer pelo fator emocional.

- Elogiar a si mesmo.

->> Retirado do livro “Pense Magro”.

4 comentários:

Marisa disse...

Gostei de ler...

Anónimo disse...

Bons conselhos :)

Fernanda disse...

I can only understand parts of it because I don't speak Portuguese.. but it looks a little bit like spanish. Anyway, great advise! Thanks for stopping by my blog.

xoxo

www.foreignfernanda.blogspot.com

Big curves disse...

É isto mesmo!