segunda-feira, 21 de maio de 2012

Astenia Primaveril


Nesta época do ano é-me sempre diagnosticado astenia primaveril. 

Sonolência, irritabilidade e cansaço, e a apatia, são sintomas associados à astenia primaveril que apesar de que pode passar em menos de duas semanas, só há alivio seguindo-se una série de hábitos saudáveis.

Apesar desses sintomas, a astenia primaveril não pode ser considerada uma doença nem uma síndrome. Os seus efeitos costumam ser leves e desaparecem quando o organismo se ajusta às mudanças da estação.

Dez dicas para enfrentar a astenia
-Cuide da sua alimentação: Faça cinco refeições por dia: um pequeno-almoço completo, um bom almoço e um jantar ligeiro. Mas coma algo a meio da manhã e ao lanche. 
-Beba água: Beber dois litros de água é aconselhável e saudável para levar a cabo uma vida saudável, assim como para prevenir a astenia.
-Relaxe: Actividades que levem ao relaxamento do corpo e mente, como o yoga ou o tai-chi, irão revelar-se muito úteis para acabar com a irritabilidade própria da astenia.
-Durma: O sono é sempre necessário, mas nesta altura ainda mais. É fundamental dormir o necessário, mas de preferência que seja sempre às mesmas horas. Seja disciplinada com a hora de se deitar e de se levantar, isto é fundamental. 
-Exercite-se: Vá ao ginásio e aproveite que os dias são mais longos para realizar mais actividades ao ar livre, andar, passear de bicicleta. Não se deixe levar pela inércia de ficar no sofá e não fazer nada. Abandonar o sedentarismo levará a que se sinta bem em todos os sentidos.
-Apanhe sol: Está provado que o sol é uma fonte de energia. Com meia hora de sol poderá recarregar as energias de que necessita para afastar a depressão.
-Complementos dietéticos: Existem alguns suplementos alimentares como a geleia real que podem ajudar a aumentar as suas energias. 
-Leve uma vida organizada: Faça o possível por manter horários fixos para se deitar, para se levantar e para fazer as suas refeições. 
-Faça por se rir: Uma vez mais lhe dizemos, rir é um dos melhores remédios. Manter uma atitude positiva é benéfico para o corpo e a mente. Não duvide, sorria em cada manhã!  
-ofereça a si mesma um capricho: Não há nada melhor para melhorar o estado de espírito como cuidar de si e sentir-se bem com o seu corpo e com a sua imagem. 
Fontes:
 
Bom e o que faz uma mente obesa qunado está fragilizada? Come ainda mais! Hoje estou com imensas dores de rins. Não é de facto uma boa segunda-feira!
Bad mood!

12 comentários:

Rumo aos 30 disse...

espero que esse espírito de hoje anime!!!
é segunda-feira, está nas tuas mãos mudar e fazer uma semana melhor :)
beijinhos

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Oh :( Na verdade eu já tinha ouvido falar da astenia primaveril, mas nós chamamos-lhe 'depressão sazonal' ;)

Espero que fiques melhor depressa. Já sei que não me vais ligar nenhuma se sugerir que peças ajuda (porque nunca ninguém liga), por isso só depende de ti ficares boa ;)

Beijinhos e tem uma boa semana ;)

Corre como uma menina disse...

Nunca tinha ouvido falar em astenia primaveril (conhecia a "depressão sazonal" que a Joana referiu).

As dicas são basicamente o que deveriamos fazer sempre... Mas que nem sempre é fácil! Adoro rir e adorava que ME OFERECESSEM mais caprichos! lol ;)

As melhoras e boa semana!

Ju disse...

Também só conhecia como depressão sazonal.
Começa por apanhar sol, assim carregas energias e ganhas força para o resto!

Beijinhos e anima-te :)

REINVENTANDO disse...

Esou exatamente assim como colocou no post, sem vontade de fazer nada..só ficando na cama, comendo e vendo TV. Tenho que fazer um esforço para levantar e fazer as atividades e com o inverno chegando parece que piora. Amei suas dicas, seus posts e seu blog!! Parabéns..já estou te seguindo. Abraços e bom começo de semana. Sandra

Luciana disse...

Eu sofro disso no Inverno. A Primavera e o Verão só me trazem coisas boas, mas o Inverno acaba comigo! Detesto mesmo.
Beijos e espero que sigas as dicas para recuperares rapidamente :)

VAMOS EMAGRECER JUNTOS? disse...

Muito interessante a materia, nunca tinha ouvido falar sobre o assunto. E por que destas dores no rim ? Espero que melhore rapido! Tenha uma otima semana =)
Beijo
Camila

Nat Viegas disse...

Oi Smiley!! Nunca tinha ouvido falar disso... mas espero que tu fiques bem, viu!
Aqui no Brasil está se aproximando o inverno e eu sempre fico com mal circulação nas mãos e nos pés nessa época, é muito ruim!

beijão, ótima semanaaa!

Anónimo disse...

Adorei as dicas. Aqui no Brasil, o clima muda da manhã pra tarde, principalmente no outono. E a gente sente esses efeitos que você descreveu.

Ah, uma vez você pediu para eu contar mais sobre o fato de eu ser atriz, lembra? Contei... passa lá no blog: Um pouco da minha história pra vocês...
http://clubedaautoestima.blogspot.com.br/2012/05/dia-09-repense-sua-historia.html

Beijo e boa semana.

Anónimo disse...

Olá:)
Pois, a frase mais simples é a que tem mais significado. Desistir é para os fracos.:P

E felizmente não sofro deste mal. Acho que pratico essas dicas o ano inteiro e se calhar é mesmo por isso.
E como desistir é para os fracos, a segunda feira pode ser má, mas o resto da semana tem de ser boa :P
Beijinho e força :)*

Cátia Barbosa disse...

É terrível :\ eu nunca tive alergias a nada, mas este ano sinto-me um bocado mal.

Beijinhos*

Myself disse...

Nunca tinha ouvido falar em astenia primaveril, estamos sempre a aprender. As melhoras, tá?? Bjinhos :)