sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia 4 - Elogie-se


Neste capitulo tenho muito a trabalhar, olho no espelho e pouco ou nada vejo que seja motive de elogios. No entanto, e tal como podem ler a seguir numa passagem do livro eu estou incluída no grupo de pessoas que se auto criticam  em demasia. Tanto que a minha tendência é chamar à atenção para os meus pontos negativos. 

" Pude observar que as pessoas que lutam para emagrecer costumam ser bastante duras consigo mesmas, tornando-se autocríticas no momento em que se desviam da dieta.
Em vez de pensar nesse deslize apenas como um erro e pensar no que fazer para evitar que ele aconteça novamente, recriminam-se por serem fracas, até mesmo “más” e “casos perdidos”.
Pensamento sabotador:
“Eu não mereço créditos por fazer coisas que eu já deveria estar fazendo. Essas coisas não são conquistas. Elas deveriam ser fáceis para mim”.
Resposta adaptativa:
“Se eu não me der créditos por comportamentos essenciais, será menos provável que eu os pratique de maneira constante. Se eu fosse naturalmente magro, tivesse pouco apetite e não tivesse que me esforçar para controlar o peso, talvez eu não merecesse créditos. Mas eu não sou naturalmente magro. Eu realmente luto. Eu realmente mereço créditos todas as vezes em que penso de maneira funcional ou tenho um comportamento funcional”.
Pensamento sabotador:
“Não me parece natural ficar elogiando a mim mesmo”.
Resposta adaptativa:
“Elogiar-me é uma habilidade que vou desenvolver com o tempo. Não tem importância que no início pareça forçado. Quanto mais eu praticar essa habilidade, melhor serei em sua prática e mais automática e natural ela ficará”.
Pensamento sabotador:
“Parece infantil ficar me elogiando”.
Resposta adaptativa:
“Não é tolice me dar os créditos que mereço; é absolutamente essencial para desenvolver minha confiança. Eu precisarei de confiança para atravessar momentos mais difíceis”.
Pensamento sabotador:
“Eu não mereço ganhar créditos até que consiga emagrecer tudo que quero”.
Resposta adaptativa:
“É contraproducente esperar. Eu preciso fortalecer a parte da minha mente que acredita que eu posso seguir o programa. Sou apenas humano e poderei me desviar ás vezes. Quando isso acontecer, terei um sentimento de desamparo. Fortalecer minha autoconfiança continuamente através dos créditos poderá me proteger de sentimentos de desesperança, desamparo e do desejo de abandonar este programa.
E na verdade o processo de emagrecer é a parte mais difícil. Quando eu aprender as habilidades de que preciso, manter o peso será mais fácil. Por isso eu mereço muitos créditos agora que estou trabalhando duro”. 

Retirado do livro Pense Magro

14 comentários:

Rumo aos 30 disse...

Gostei de tudo!
Temos todos os motivos para nos elogiarmos pq nunca vamos baixar os braços :)

beijinhos

Priscilla Motta disse...

Oie!
Adorei... e vou começar agora mesmo! Vamos lá!

Desistir e se autossabotar não mais!

Bjinhos,
Pri.
entrintecendo.blogspot.com

Alex disse...

oi oi

reencaminha-me o mail que me enviaste que o meu gmail "papou-o" comecei a ler... mas não sei o que aconteceu desaparecu... nem sequer o que eu enviei para ti...

beijinhos até já

Big curves disse...

também tenho essa tendência...

Big curves disse...

Se reparares nos tamanhos deles, não tem nada a ver com o que estamos habituadas. São tamanhos 30 e copas JJJ etc etc...pelos vistos andamos todas enganadas eheh

Cris disse...

Adorei o seu post !!!!
Vamos por é tudo em pratica.
Beijokas

mikaella disse...

adoro este livro,comportamento eh tudo nesta vida,reflete em tudo! rs
vou me elogiar mais...rs
bjoss e bom fds!

Karen Neves disse...

Esse livro é muito bom.
Comecei a ler ele a pouco e estou adorando.

Beijos, gostei muito daqui (:

Nat Viegas disse...

Elogiar-me é algo que preciso muito aprender e incorporar no meu dia a dia! Pessoa mais negativa e autocrítica do que eu NÃO HÁ! :D

Também estou prestando atenção em comer sempre sentada, eu não fazia isso antes!


beijoo, bom sábado!

Deborah Medeiros disse...

Que ótimo que o livro está lhe ajudando! ^^

Eu não consigo me elogiar muito, tenho q trabalhar isso tbm! rs

beeeijo

Anónimo disse...

Genial! Realmente é impressionante como nos sabotamos. :)

nada disse...

nossa, eu nunca tinha visto as coisas desse jeito, é incrivel como vai de encontro a muitas coisas que eu penso e tenho que deixar de pensar, vamos nos elogiar mais. Obrigada por compartilhar conosco. beijao

«√¡√¡» disse...

Ahhhh esse capitulo é muito importante mesmo!! Eu acho que a autoestima e o emagrecimento estao ligados de um jeito, que se um vai bem, ou outro tambem vai, mas se um deles nao esta legal, o outro nao funciona tb.

Anónimo disse...

A receita das panquecas de aveia:
2 colheres sopa farinha de aveia
1 banana (ou outra fruta) pasada
1 clara de ovo
agua q.b.

É só misturar os ingredientes e a levar a uma frigideira anti aderente. Podes rechear com o que mais gostes.
:)